Plataformas : Arcade, FM-7, MSX, NEC PC-8001, Sega Genesis, Sega SG-1000, a Sharp X1, Microsoft Windows
Plataforma Avaliada: Mega Drive/ Sega Genesis
Flicky é um jogo da Sega criado por Yoji Ishii, lançado em 1984 nos fliperamas e para o console SG-1000, predecessor do Master System, em seguida, foi portado para o MSX e alguns computadores japoneses, como o Sharp X1, o Fujitsu FM-7 e o NEC PC-8801. Finalmente em 1991 o jogo foi lançado para Mega Drive
Plataforma Avaliada: Mega Drive/ Sega Genesis
Flicky é um jogo da Sega criado por Yoji Ishii, lançado em 1984 nos fliperamas e para o console SG-1000, predecessor do Master System, em seguida, foi portado para o MSX e alguns computadores japoneses, como o Sharp X1, o Fujitsu FM-7 e o NEC PC-8801. Finalmente em 1991 o jogo foi lançado para Mega Drive
O jogo
Flicky é um jogo de plataforma no qual o jogador assume o controle de um pássaro azul chamado "Flicky", o jogo consiste em várias fases curtas no qual o objetivo é coletar todas as pequenas aves amarelas chamadas "Chirps" e leva-las para a saída. o jogo não possui enredo nem final, seu objetivo aqui é fazer pontos, ao terminar as 48 fases inicias é mostrado a tela créditos e o jogo reinicias com a dificuldade aumentada e fica assim em um loop infinito.
Gráfico
Jogabilidade
A jogabilidade do assim como todo o jogo é bastante simples, no jogo podemos apenas pular e andar para esquerda e direita, para atacar os inimigos e preciso coletar algum objeto no cenário e usa-lo como arma, para fazer isso basta andar em direção ao objeto que o Flicky automaticamente ira segura-lo e para ataca-lo basta pular, só podemos segurar 1 objeto por vez e mesmo quando não queremos soltar o objeto ele sempre sera arremessado na hora do pulo.
Flicky tem um estilo visual muito simples, ao iniciar o jogo somos apresentado a uma tela de título simples que introduz todos os personagens, logo em seguida é mostrado por uma única imagem fixa as regras do jogo. Os estágios parecem um monte labirintos, usando apenas diferentes layouts físicos e alguns o objetos como janelas e quadros como enfeite, as imagens de fundo parecem um papel de parede bastando chamativo e sem muita inspiração. As animação dos personagens não são boas porém como os sprites são muito pequenos isso acaba passando desapercebido. Embora estágios não sejam muito bonito e as animações seja fracas, o jogo é surpreendentemente rápido e roda muito suave, isso acaba compensando toda a simplicidade dos gráficos.
Jogabilidade
Som
A parte sonora é sem sombra de duvida o maior problema do jogo, o efeitos sonoros não são ruim, já as musicas são irritantes e ridiculamente curtas e repetitivas, o pior de tudo é que o jogo não tem opções e não da para tirar ou diminuir o volume da delas,
Dificuldade
Flicky é um jogo fácil, sua progressão é feita em uma base nível por nível, os pontos são o foco principal, os estágios são curtos, mas exigem reações rápidas para evitar a perda de vidas. Começamos a fase na saída (exite) e para avançar para o próximo nível precisamos recuperar todos "Chirps",e em seguida, levando-os para a saída (exite). Uma vez resgatados, os "Chirps" são retirados do campo, ganhamos pontos com base em quantos conseguimos trazer de volta de uma só vez e quanto tempo levamos pra isso, isso afeta significativamente a dificuldade do jogo, temos que decidir entre arriscar pegar rapidamente todos todos os Chirps de uma vez só e fazer uma pontuação mais elevada (que pode levar a vidas extra), ou jogar com mais calma e resgatar apenas alguns Chirps de por vez.
Resumo
Flicky é um jogo com gráficos simples porem com uma boa jogabilidade isso torna o jogo muito divertido no começo, mas fica chato e repetitivo depois apos algumas partidas, o jogo em si é divertido e a jogabilidade é o ponto mas alto do jogo, os comandos são bastante rápido e precisos, mais apenas isso não sera o suficiente para prende-lo ao jogo por muito tempo, as musicas chatas aliada com a falta de cuidado e variação na parte gráfica faz com que qualquer pessoa perca o interesse no jogo logo apos 30 ou 40 minutos de jogatina.
0 comentários: